projetos pedagógicos

png-clipart-book-book.png

Leitor em Formação 

O projeto é desenvolvido em ambientes contextualizados na escola e nos lares das crianças.

A proposta do trabalho com leitura se configura em infinitas possibilidades para que a criança possa desenvolver-se plenamente ao brincar e ser feliz, que é preceito básico do Currículo da Educação Básica do SEEDF, pag.28.

Em sala, o Cantinho da Leitura é um lugar aconchegante, para que as crianças fiquem à vontade para executar leituras espontâneas ou direcionadas, todas as salas de aulas possuem a Janela do Saber, com variados títulos de livros.

O Projeto Leitor em Formação proporciona às crianças a escuta frequente de histórias, contos, lendas, poemas, trava línguas, parlendas, o acesso e o contato com a leitura como fonte de prazer e entretenimento, disponibilizando livros para empréstimos para os nossos alunos e comunidade. Aos adultos cabe facilitar o acesso aos meios de comunicação escritos, possibilitando a mudança de pensamento e ações, rumo à construção de uma sociedade mais ética e mais humanizada.  

site22.jpg
site20.jpg

Leitura e Releitura de Obras de Arte
 

O projeto traz ações voltadas para a construção e integração das artes visuais na Educação Infantil e visa ofertar as crianças habilidades que incluem: descrever, interpretar, recriar e relacionar imagens por meio da releitura de uma obra de arte desenvolvendo a capacidade de expressão artística, bem como oportunizando o contato com a cultura na rotina escolar. A criação do imaginário infantil é um amplo e vasto universo de possibilidades e expressões e a principal meta do projeto Leitura e Releitura de Obras de Artes. 

Projeto Alimentação Saudável 

A escola, desempenha a formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de pontos fundamentais como:

Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividade educativas que informem e motivem escolhas individuais;

Cultivo da Horta Orgânica e apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.

Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, na prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura “Fast-food”, é que se faz necessário esse projeto.

_MG_9925.jpg
site23.jpg

Projeto Sexta Cultural  

O nosso cotidiano é repleto de arte, música, teatro e dança, pois por meio da linguagem artística as crianças descobrem diversas formas de expressar seus sentimentos, pensamentos e conhecimentos. A arte está presente desde os primórdios da humanidade, sendo uma atividade fundamental do ser humano.

Baseado no pressuposto de que a família, a escola e a sociedade como um todo são responsáveis pela infância e realizam ações que se complementam, criamos, sempre que possível, oportunidades em que as famílias vão até a escola, participando das vivências, assistindo, contribuindo, divertindo, aprendendo e ensinando.

Dentre os vários eventos em que os pais e responsáveis são convidados a virem à escola, estão as sextas culturais, projeto que possui cunho cultural, quando as crianças, conduzidas pelas professoras e monitoras realizam apresentações artísticas, pautadas nos objetivos propostos no Currículo em Movimento. 

Projeto Ecologia / Meio Ambiente 

Se hoje nos deparamos com a situação caótica de falta de água,
poluição sonora, do ar, dos rios e mares, excesso de lixo, destruição das
florestas, extinção de animais é porque as gerações estão sempre a reproduzir o passado.
A educação ambiental é um processo longo e contínuo e mudar isso
não é fácil. Devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, e esta
mudança de ser intrínseca, espontânea e pode ser ensinada.
O projeto se faz necessário para colocar em prática no dia a dia, por
meio de pequenas ações, que acreditamos, darão início às grandes
transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.

IMG_0070.JPG
site21.jpg

Projeto Valores para Vida 

Devemos cultivar os valores no dia-a-dia dos nossos alunos,
conscientizá-los da importância e da necessidade em preservar valores como
respeito ao próximo, amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros. É fundamental perceberem a importância das palavras mágicas, por favor, obrigado, desculpas. Essas palavras são necessárias para uma boa
convivência em grupo.

Os valores estão presentes dentro e fora da sala de aula, fazendo uso
deles diariamente procurando não mentir, não discriminar, cooperando com o
próximo. Através da educação preventiva podemos atingir o objetivo de formar cidadãos conscientes.  

Deseja saber mais? Entre em contato.

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.