projetos pedagógicos
Leitor em Formação
O projeto é desenvolvido em ambientes contextualizados na escola e nos lares das crianças.
A proposta do trabalho com leitura se configura em infinitas possibilidades para que a criança possa desenvolver-se plenamente ao brincar e ser feliz, que é preceito básico do Currículo da Educação Básica do SEEDF, pag.28.
Em sala, o Cantinho da Leitura é um lugar aconchegante, para que as crianças fiquem à vontade para executar leituras espontâneas ou direcionadas, todas as salas de aulas possuem a Janela do Saber, com variados títulos de livros.
O Projeto Leitor em Formação proporciona às crianças a escuta frequente de histórias, contos, lendas, poemas, trava línguas, parlendas, o acesso e o contato com a leitura como fonte de prazer e entretenimento, disponibilizando livros para empréstimos para os nossos alunos e comunidade. Aos adultos cabe facilitar o acesso aos meios de comunicação escritos, possibilitando a mudança de pensamento e ações, rumo à construção de uma sociedade mais ética e mais humanizada.
Leitura e Releitura de Obras de Arte
O projeto traz ações voltadas para a construção e integração das artes visuais na Educação Infantil e visa ofertar as crianças habilidades que incluem: descrever, interpretar, recriar e relacionar imagens por meio da releitura de uma obra de arte desenvolvendo a capacidade de expressão artística, bem como oportunizando o contato com a cultura na rotina escolar. A criação do imaginário infantil é um amplo e vasto universo de possibilidades e expressões e a principal meta do projeto Leitura e Releitura de Obras de Artes.
Projeto Alimentação Saudável
A escola, desempenha a formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de pontos fundamentais como:
Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividade educativas que informem e motivem escolhas individuais;
Cultivo da Horta Orgânica e apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, na prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura “Fast-food”, é que se faz necessário esse projeto.
Projeto Sexta Cultural
O nosso cotidiano é repleto de arte, música, teatro e dança, pois por meio da linguagem artística as crianças descobrem diversas formas de expressar seus sentimentos, pensamentos e conhecimentos. A arte está presente desde os primórdios da humanidade, sendo uma atividade fundamental do ser humano.
Baseado no pressuposto de que a família, a escola e a sociedade como um todo são responsáveis pela infância e realizam ações que se complementam, criamos, sempre que possível, oportunidades em que as famílias vão até a escola, participando das vivências, assistindo, contribuindo, divertindo, aprendendo e ensinando.
Dentre os vários eventos em que os pais e responsáveis são convidados a virem à escola, estão as sextas culturais, projeto que possui cunho cultural, quando as crianças, conduzidas pelas professoras e monitoras realizam apresentações artísticas, pautadas nos objetivos propostos no Currículo em Movimento.
Projeto Ecologia / Meio Ambiente
Se hoje nos deparamos com a situação caótica de falta de água,
poluição sonora, do ar, dos rios e mares, excesso de lixo, destruição das
florestas, extinção de animais é porque as gerações estão sempre a reproduzir o passado.
A educação ambiental é um processo longo e contínuo e mudar isso
não é fácil. Devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, e esta
mudança de ser intrínseca, espontânea e pode ser ensinada.
O projeto se faz necessário para colocar em prática no dia a dia, por
meio de pequenas ações, que acreditamos, darão início às grandes
transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
Projeto Valores para Vida
Devemos cultivar os valores no dia-a-dia dos nossos alunos,
conscientizá-los da importância e da necessidade em preservar valores como
respeito ao próximo, amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros. É fundamental perceberem a importância das palavras mágicas, por favor, obrigado, desculpas. Essas palavras são necessárias para uma boa
convivência em grupo.
Os valores estão presentes dentro e fora da sala de aula, fazendo uso
deles diariamente procurando não mentir, não discriminar, cooperando com o
próximo. Através da educação preventiva podemos atingir o objetivo de formar cidadãos conscientes.